Comprador de imóvel no ABC é jovem
Levantamento aponta que 50% dos compradores na região tem entre 22 e 35 anos
O dinheiro mudou de mãos nos últimos anos e o interesse na aquisição de um imóvel começa mais cedo nas pessoas. Melhores salários, certeza de um futuro mais seguro, com planejamento e expectativa de vida maior tem mudado o perfil do comprador de imóvel no Grande ABC. Hoje, 50% dos compradores da casa própria têm entre 22 e 35 anos. Esse é o resultado de pesquisa realizada pela Viana Negócios Imobiliários.
Diferentemente do passado, em que a compra da casa era o negócio da vida, cuja decisão só era tomada por pessoas mais velhas, a mudança do cenário econômico tem feito com os mais jovens já tomem essa decisão.
O levantamento da empresa aponta que o público que adquire a primeira residência é mais jovem nos municípios da região. O perfil do comprador mostra que ele é solteiro ou recém-casado, procurando apartamentos menores, novos ou seminovos, com dois dormitórios, com valor entre R$ 200 mil e R$ 250 mil. Ele usa o financiamento bancário e o FGTS como forma de pagamento.
Outro detalhe da pesquisa é que esse comprador prefere morar mais próximo de centros comerciais, com acesso fácil a serviços, como bancos e supermercados. Além disso, a infraestrutura de transporte não é fator mais fundamental, pois a maioria depende de transporte próprio.
De outro lado, os compradores entre 25 e 55 anos (30% do total) são os que preferem unidades maiores para acomodar aumentos de família, com três dormitórios. Esse público representa cerca de 30% dos clientes. Eles buscam apartamentos que contemplem, ao mesmo tempo, segurança, lazer e tecnologias construtivas. Uma varanda gourmet pode ser um diferencial interessante.
Fonte: ABC Imóveis